terça-feira, 24 de dezembro de 2013

The Walking Dead: The Game - All That Remains


Após o enorme sucesso da season one de The Walking Dead: The Game, considerado jogo do ano de 2012, a Telltale não poderia deixar de fazer uma sequência. E que sequência. Telltale, me beija! Os caras só fazem jogo foda! [...]
Como o primeiro game da série, a season two é dividida em episódios. O primeiro - "All That Remains" - foi lançado dia 17 deste mês e os próximos tem previsão de serem liberados ao longo de 2014. Novamente, Telltale não disponibilizou legendas em português.

Cuidado, a partir daqui a postagem contém SPOILERS

O jogo começa te dando a possibilidade de resgatar seus saves antigos, que refletem na história da segunda temporada. Infelizmente, a burra aqui tinha desinstalado o jogo, então o game fez escolhas randomicamente para mim, que são mostradas na retrospectiva da season one.  

Logo no começo é visível o tanto que Clementine cresceu, e a partir do momento que descobrimos que Christa está grávida podemos supor que pelo menos sete meses se passaram desde os acontecimentos da última temporada. A menina não só está maior como também está mais madura. Já não teme mais os walkers como antes e nem se interessa por bonecas. 

Logo na introdução já há uma morte repentina, que mostra o tom que dura o jogo inteiro. Após isto, 16 meses se passam, Christa aparece sem barriga e não se sabe o que aconteceu com o bebê. Ela também parece não estar falando com Clem.

Elas estão fracas e planejam ir para o norte por acreditarem que o frio torna as coisas mais seguras. A relação entre as duas não é muito boa e, quando Christa cai em uma emboscada, temos a escolha de ajudá-la ou não. Um dos homens corre em nossa direção e tenta nos agarrar a todo custo. A tensão da sequência é impressionante, e os novos comandos disponíveis dão um plus à emoção. Caimos em um rio e acordamos em uma praia.

Seguindo uma trilha, um animal te ataca pela comida, deixando uma mordida feia em seu braço. Após cenas carregadas de adrenalina na luta com o animal, ele cai sobre os ferros de uma barraca e podemos optar por acabar com seu sofrimento ou deixá-lo ali.


A partir dai, ela desmaia em uma floresta e é levada a um grupo, onde pensam que a mordida em seu braço é de um zumbi e a trancam no celeiro, ferida e piorando. Por mais que se prefira esperar, o jogador é levado a entrar na casa em busca de medicamentos, e é torturado ao presenciar e participar do que a garota é obrigada a fazer.

Ela é levada para dentro após lutar com um zumbi e tem relações distintas com os moradores. Nos extremos temos a grávida - que não gosta dela e tenta faze-la ir embora -; e Luke, uma das pessoas que a salvaram na floresta, que lembra perigosamente Lee.

O jogo se desenrola e temos o nome Carver sendo citado o tempo todo como um inimigo que todos se recusam a revelar quem é. Quando os personagens vão pescar, encontram vários corpos, todos com balas na cabeça. Ao vasculhar os mortos, Clem se depara com sua mochila perto de um dos homens que encurralara Christa. Ele ainda está vivo, e implora por água, que você pode dar ou não, mas não responde suas perguntas.

Zumbis começam a se aproximar e você está entre dois personagens, podendo salvar apenas um. Um deles foi mordido e sua moral e a relação que você construiu com cada um tornam a escolha quase impossível.

O que eu mais amo sobre este jogo é que ele é extremamente humano. Mostra como as pessoas reagiriam de verdade a um apocalipse - zumbi ou de qualquer tipo - e te insere na história de tal forma que você realmente fica sem saber o que fazer. A ação do game está incrível e os gráficos, apesar de simples, transmitem a emoção dos personagens de uma forma indescritível.

O teaser do próximo episódio nos revela que um personagem antigo, que julgavamos estar morto, vai reaparecer. Lilly, Kenny... Quem você acha que vai ser?

Relembre aqui a história e os personagens da primeira temporada.